Os fios brancos fazem parte do processo natural de envelhecimento, mas ainda geram muitas dúvidas e inseguranças. Afinal, eles aparecem apenas por causa da idade? Pintar o cabelo piora a situação? Será que arrancar um fio branco faz nascerem vários outros? Vamos esclarecer as principais questões sobre o assunto para que você cuide melhor dos seus cabelos sem cair em armadilhas.
1. Arrancar um fio branco faz nascer vários outros — Mito
Essa é uma das crenças mais comuns, mas não é verdadeira. O que acontece é que cada fio nasce de um folículo independente. Arrancar um não influencia diretamente nos outros, mas pode danificar o folículo, causando falhas no crescimento.
2. O estresse pode acelerar o aparecimento dos fios brancos — Verdade
Estudos mostram que situações de estresse intenso podem afetar a produção de melanina, pigmento responsável pela cor do cabelo, acelerando o surgimento dos fios grisalhos.
3. Fios brancos são mais grossos e resistentes — Mito (em parte)
A textura do fio branco pode parecer mais grossa porque a perda de melanina altera sua estrutura, tornando-o mais áspero e menos maleável. Mas isso não significa que ele seja mais resistente.
4. Alimentação pode influenciar no aparecimento dos fios brancos — Verdade
Deficiências de vitaminas, especialmente as do complexo B, podem impactar a saúde capilar e contribuir para a perda de pigmentação antes do tempo.
5. Tinturas danificam mais os fios brancos — Verdade
Como os fios brancos são mais porosos, eles absorvem e retêm pigmentos de forma diferente, exigindo cuidados extras para evitar ressecamento e quebra.
6. É possível reverter fios brancos — Mito
Hoje não existe tratamento que traga de volta a cor natural de um fio que já perdeu a melanina. Mas é possível retardar o processo com uma boa alimentação, controle do estresse e cuidados diários.